segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Caçadas de Pedrinho

De Monteiro Lobato
Ed. Círculo do Livro

E aí que o Desafio Literário me jogou de cabeça no mundo maravilhoso de Monteiro Lobato. Caçadas de Pedrinho foi o terceiro livro que li para o Desafio e, embora pareça estranho (afinal, foi ontem que postei sobre A bolsa amarela), não é tão estranho assim, nem li o livro de um dia para o outro.

Acontece que meu tempo de postagem consegue ser mais lento que o de leitura. E aí eu já tinha lido o livro da Lygia na segunda semana do mês e só fui postar ontem, com o prazo acabando...

Enfim, vamos ao Pedrinho...

Escolhi esse livro, claro, por causa da polêmica com o MEC e a proibição de adoção nas escolas. Acho que todo mundo sabe, mas, se alguém passou batido por isso: um professor espertinho achou por bem denunciar o livro, alegando que é racista. Na mídia, apareciam sempre os mesmos trechos, quando Emília chama Tia Nastácia de "pretura", quando diz que nem ela, "que tem a carne preta", escaparia do ataque das onças, etc. Como nunca tinha lido, resolvi que deveria fazê-lo para poder ter uma noção mais precisa dos tais trechos.

Acho um absurdo que nossa cultura seja ceifada por causa disso. Mas, afinal, estamos no tempo do menor esforço, não estamos? Por que um professor iria preferir explicar o contexto histórico-cultural quando é simplesmente mais fácil banir o livro das escolas?

Pelo amor de Deus, gente! Estamos falando de Monteiro Lobato! Então vamos banir mesmo: Pedrinho caçou uma onça! Ora, isso incentiva a violência contra os animais! E os personagens aspiram pó de pirlimpimpim: uma alusão clara ao uso de drogas!!!!

Ok, ok. Estou sendo irônica, é claro.

Os trechos ditos "racistas" são tão poucos e tão espalhados pelo livro que é preciso mesmo muita má-fé para reuni-los e denunciar a obra. Além do mais, há uma série de outras características de linguagem que deixam claro que a obra foi escrita há muito tempo, quando o mundo ainda era diferente. Ora, quem aqui conhece a "Capinha Vermelha"? Posto assim, é provável que muitos de vocês não saibam do que estou falando. Capinha era uma menina que andava pela floresta com uma cesta de doces para a vovozinha que - oh, tragédia - foi engolida pelo Lobo. Ahhh, sim! Chapéuzinho Vermelho.

No fim, Caçadas de Pedrinho é um livro de outros tempos. Mas completamente inocente. Completamente mágico. E feito especialmente para crianças.

Um comentário:

  1. Eu concordo com voce, tem gente que usa a criatividade pro lado errado ou nao tem o que fazer. E' uma pena, realmente. Eu li Monteiro Lobato tambem para o DL. Boa escolha. beijos

    ResponderExcluir